Se você está aqui porque eventualmente percebeu, mesmo inconscientemente, que grande parte dos produtos e serviços digitais aparentam estar consumindo o tempo das pessoas de forma descontrolada, ou porque tomou conhecimento sobre o tema da economia da atenção, ou mesmo por uma característica intrínseca do designer, que é a de ser curioso e inquieto. Se sim, você está no lugar certo.
As grandes empresas de tecnologia, como Facebook e Google travam uma batalha oculta para aprisionar a atenção das pessoas em suas plataformas, sem o devido apreço nas consequências que isso pode acarretar, como por exemplo que pais que se distraem quando brincam e interagem com as crianças pequenas, direcionando os olhos para outros objetos como smartphones, podem impactar a capacidade das crianças de prestar atenção e geram, assim, atrasos de desenvolvimento. 1
E o designer tem um papel importantíssimo na construção desses produtos e serviços que afetam milhões de vidas diariamente. Portanto para conseguirmos projetar melhor, precisamos entender um pouco quem é o designer, a importância dele e o que projetamos.