Você chegou aqui provavelmente porque sentiu, em algum momento da sua vida, que algo não estava certo no mundo digital no qual estamos inseridos. E você está certo. Passamos cada vez mais tempo em dispositivos conectados à internet, como smartphones e computadores, e às vezes temos a estranha sensação de que não conseguimos nos desconectar.
Isto realmente acontece e esse é o principal objetivo das grandes empresas de tecnologia como Google e Facebook, nos manter conectados e engajados pelo maior tempo possível. Isto está afetando negativamente as pessoas. Estudos apontam que a simples presença de smartphones afeta a aptidão cognitiva 1, e que pais que se distraem quando brincam e interagem com as crianças pequenas, direcionando os olhos para outros objetos como smartphones, podem impactar a capacidade das crianças de prestar atenção e geram, assim, atrasos de desenvolvimento. 2
“Existem apenas duas indústrias que se referem aos seus clientes como usuários, a das drogas e a de tecnologia” — Edward Tufte
Este estado de conexão contínua gera vícios comportamentais que continuam a crescer a crescer com a inovação tecnológica e as mudanças sociais. Um estudo recente sugere que mais de 40% da população estadunidense sofre de alguma forma de vício ligado à internet, seja envolvendo e-mails ou jogos 3.
Para nos aprofundarmos no contexto, precisamos entender de onde vêm estes insumos e como chegamos no momento que estamos hoje, como humanidade.